Antonio Carlos Viana

Iniciou seus trabalhos artísticos de 1980 a 1984, instruído pelo incentivador cultural da cidade de Cáceres, o popular Frei Matheus, de nacionalidade holandesa, professor de Educação artística no Colégio Instituto Santa Maria, tendo seus primeiros trabalhos artísticos destacados na própria escola.

No ano de 1986, quando estava servindo o Exército Militar no 66º Batalhão de Infantaria Motorizada na cidade de Cáceres – MT, teve sua 1ª participação em um concurso artístico: “Cáceres e sua História”, realizado no dia 25 de Setembro de 1986, no município de Cáceres – MT, em que ficou com o segundo lugar na premiação, recebendo um certificado e uma Medalha de Honra ao Mérito, certificado assinado pelas autoridades da época, o Prefeito da cidade de Cáceres, Sr. Antonio Carlos Souto Fontes; Secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Gabriel Alves de Moura Neto; Delegada de Educção e Cultura, Sra. Neuza Maria da Silva.

Tal concurso fora realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cáceres e Secretaria de Desenvolvimento Social – DREC.

Mudando-se para Cuiabá-MT, em 1987, matriculou-se na Fundação Júlio Campos em Várzea Grande e teve sua primeira participação em Artes Plásticas na abertura da 1ª Mostra Coletiva dos alunos do Atelier da Fundação, no período de 14 de Dezembro de 1988 a 14 de Janeiro de 1989.

Participou da 1ª Gincana Cultural “Pinte Cuiabá”, em comemoração aos 270 anos da cidade e teve sua obra exposta na Casa da Cultura na cidade de Cuiabá – MT, no período de 02 a 08 de Abril de 1989.

Matriculou-se no Atelier Livre de Cuiabá – MT. Como aluno do Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso, participou de uma exposição coletiva nessa Fundação, tendo como orientadora a Artista Plástica Sra. Osvaldina dos Santos, no período de 18 de Junho a 03 de Agosto de 1989.

Participou da 3ª Mostra Interna de Arte da CEMAT, em Cuiabá – MT, em comemoração ao aniversário da empresa, de 18 a 20 de Outubro de 1989.

Participou do 1º Encontro de Cultura e Arte no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, de 06 a 11 de Novembro de 1989.

Deu início, no ano de 1989, a exposições individuais no FIP – Festival Internacional de Pesca de Cáceres, no qual participou ativamente nos anos de 1989 a 1991, contando com o apoio da prefeitura Municipal de Cáceres.

Esteve à frente da Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres de 2005 a 2015, sendo ainda parte integrante da mesma e pela qual é membro do Conselho Municipal de Turismo- COMTUR. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de 2011/12.

Participou de intercâmbio cultural em Santa Cruz, Bolívia, no ano de 2001. Participou da Feira Internacional de Arequipa no Peru em 2008. Acompanhou o Grupo Chalana em Turnê pela França, expondo telas e artesanatos, no ano de 2013.

Artes